Como todos sabemos, a segurança é um aspecto indispensável para a consistência e a produtividade dos trabalhos — e isso é uma realidade em qualquer setor. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre um tema que sempre levantou curiosidade na gestão de frotas. Afinal de contas, por que ocorrem incêndios em máquinas pesadas?
Essa é uma curiosidade comum no segmento. Assim, reunimos aqui tudo o que você precisa saber para eliminar essa dúvida da sua rotina. Nesta leitura, você descobrirá os principais fatores que levam a esse problema e como isso pode ser evitado por completo, por meio do planejamento e da boa gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!
Locação de Equipamentos – Alugue Online
O equipamento ideal para o seu projeto aqui
Por que ocorrem incêndios em máquinas pesadas?
Não é segredo para ninguém que os equipamentos pesados são utilizados em rotinas intensas de trabalho, operando em condições muito elevadas em termos de estresse, sobrecarga, tempo e desgaste. Afinal de contas, são máquinas criadas justamente para atender a essa necessidade, de altíssima produtividade e eficiência, com baixíssima ociosidade.
Embora esse seja um fator que acelere o desgaste dos componentes, ele não é o principal aspecto responsável pelos incêndios. Na realidade, a principal causa costuma ser justamente o desgaste avançado de alguns conjuntos, itens e sistemas, que não foram necessariamente causados por mau uso, mas sim por negligência nos procedimentos de manutenção.
Entre as causas possíveis (e frequentes) de incêndios nas máquinas, destacamos problemas como:
- vazamentos que fazem com que líquidos inflamáveis fiquem sobre superfícies quentes;
- abastecimento com combustíveis incompatíveis e/ou de baixa qualidade;
- defeitos em sistemas como o turbo compressor;
- pontos de solda mal executados;
- problemas no sistema elétricos;
- superaquecimento do óleo;
- e fiações ruins.
Como pode ver, grande parte desses problemas podem ser evitados atendendo, rigorosamente, a um calendário de manutenção preventiva. Pois como todos sabemos, é por meio dos procedimentos preventivos que se diagnostica o avanço do desgaste nas peças, possibilitando uma substituição antecipada e a preservação do conjunto mecânico e seus componentes.
Como evitar os princípios de incêndios?
Da forma como percebemos, a manutenção preventiva é a maior aliada da gestão de frotas. É por isso que, periódica e preventivamente, é preciso realizar a limpeza dos equipamentos, bem como atender aos procedimentos de manutenção preventiva.
É por meio desses processos que se torna possível evitar grandes prejuízos operacionais, representados tanto pelos custos de quebra e reparo das máquinas quanto pela perda de produtividade, ocasionada por dias em que a máquina está no pátio da oficina, e não no perímetro operacional, realizando seu trabalho.
Outra forma preventiva, técnica e responsável de minimizar a probabilidade de é investindo em capacitação profissional. Quanto mais capacitados forem os operadores desses equipamentos, menor é a probabilidade de que negligências, erros, deslizes e equívocos prejudiquem o conjunto mecânico e os sistemas.
Como você pôde ver, evitar o incêndio em máquinas pesadas não é uma tarefa necessariamente difícil. Na realidade, podemos resumir a prevenção a esse problema na boa gestão. Ou seja, é função do profissional responsável pela administração da frota dar a devida importância a eventos preventivos, que tenham a capacidade de diagnosticar o desgaste antes que ele se alastre para os demais componentes do conjunto mecânico.
Agora que você conhece as principais causas e como evitar o incêndio em máquinas pesadas, aproveite para aprender ainda mais sobre a melhor prática de prevenção a esse problema. Confira nosso artigo exclusivo sobre a manutenção preventiva!